Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seae fiscaliza sorteio da “Mega da Virada”

Notícias

Seae fiscaliza sorteio da “Mega da Virada”

Entenda o trâmite do sorteio e como funciona o trabalho dos auditores
por publicado: 03/01/2017 14h26 última modificação: 09/02/2017 11h20

Entre os dias 8 e 31 de dezembro de 2016, a Secretaria de Acompanhamento Econômico - Seae fiscalizou os procedimentos para a realização do sorteio da Mega-Sena da Virada, concurso 1890, realizado em São Paulo, nos estúdios da Rede Globo.

Por se tratar de um concurso com características específicas, são reservadas 2 maletas, contendo, cada uma, 60 bolas utilizadas para a extração. Este procedimento visa diminuir a possibilidade de imprevistos na realização do sorteio.

Sorteio Mega da Virada 2016Entenda o trâmite do sorteio...

Em uma reunião prévia, foram estabelecidos cronogramas e ações operacionais, além de formato e local do evento.

Após essa etapa, servidores da Secretaria acompanharam a retirada das duas maletas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, que atestou a inexistência de diferença significativa na massa e diâmetro das bolas, conforme laudos nº 53/16 e 68/16.

Feito isso, as maletas foram lacradas e levadas pelos servidores da Seae à Caixa Econômica Federal - CEF, onde ficaram sob supervisão da gerência responsável pelas loterias.

No dia 12 de dezembro, servidores da Seae e auditores da CEF, retiraram as maletas na Caixa e entregaram à Polícia Federal, para exame da composição da matéria-prima das bolas, com o objetivo de ratificar a inexistência de qualquer dispositivo eletrônico que comprometa a aleatoriedade do sorteio.

 As maletas permaneceram na Polícia Federal até o dia 20 de dezembro, quando foram retiradas, devidamente lacradas, conforme laudo nº 2754/2016-INC/DITEC/PF e guardadas em cofre-forte em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Em 29 de dezembro, representantes da Seae e Caixa fizeram a retirada das maletas na agência transportando-as para São Paulo, onde ficaram guardadas no cofre do Espaço Caixa Loterias, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê.

O ensaio geral foi realizado no dia 30 de dezembro, nos estúdios da Rede Globo, com a presença de todos os envolvidos (auditores, apresentador, garotas da sorte, equipe de sorteio, equipe de produção, iluminação e transmissão). Neste dia, foram ensaiadas todas as fases do sorteio, inclusive as eventuais ocorrências que poderiam acontecer (mapa de riscos).

No dia 31 de dezembro, as maletas foram retiradas do Espaço Caixa Loterias e transportadas ao Estúdio da Rede Globo. Às 20:25, o sorteio foi transmitido ao vivo, não sendo registrado nenhum incidente.

 

Assessoria de Comunicação - Seae
(61) 3412-2399